TDAH em Adultos: 10 Estratégias para Driblar Lapsos de Memória e Ganhar Produtividade
- Dra. Michelle Ramos
- 22 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Muitos adultos enfrentam sintomas de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Hoje, com o acesso a informação, muitas pessoas estão em busca do diagnóstico, já que perceberam que tudo que é falado nas mídias coincidem com suas dificuldades que por tantos anos foram negligenciadas.
Entre os sintomas de TDAH que mais afetam os adultos está a dificuldade com a memória de curto prazo, dificultando a retenção de informações e a organização. Como a atenção e a memória estão ligadas, a distração faz com que o cérebro registre menos informações.
Para além do diagnóstico e o tratamento estabelecido pelo médico eu costumo conversar com os meus pacientes e orientá-los a criar alguns hábitos que irão contribuir para driblar estes lapsos principalmente.
Hoje eu resolvi compartilhar com vocês algumas das minhas dicas para minimizar esses lapsos. Aqui estão 10 dicas práticas:
Crie rotinas estruturadas: Definir horários e locais específicos para tarefas diárias reduz o esforço mental e aumenta a eficiência.
Anotações constantes: Use blocos de notas, apps ou post-its para lembrar tarefas importantes. Visualizar pendências ajuda a organizar a mente. Mas concentre tudo em um único lugar. Não adianta ter milhares de locais de anotações que você irá se esquecer em qual anotou, ou vai esquecer de olhar.
Faça uma coisa de cada vez: A multitarefa intensifica lapsos. Concentre-se em uma atividade antes de passar para outra.
Configure lembretes digitais: Alerta no celular para compromissos e tarefas ajuda a manter o foco e a evitar esquecimentos.
Estabeleça prioridades diárias: Liste as três tarefas mais importantes para o dia e direcione sua energia para concluí-las primeiro. Não adianta anotar várias tarefas que não comportam no dia. Isto só irá gerar ansiedade.
Use cronômetros para foco: O método Pomodoro (25 minutos de foco, 5 de descanso) é excelente para evitar distrações.
Organize o espaço de trabalho: Manter um ambiente limpo e organizado reduz distrações visuais e facilita o foco.
Blocos de tempo para respostas: Estabeleça momentos fixos para responder e-mails e mensagens, evitando interrupções constantes.
Tire fotos de informações importantes: Registrar informações visualmente com o celular ajuda a lembrar o que precisa ser feito.
Pratique a Autocompaixão: A rotina com TDAH é desafiadora. Seja gentil consigo mesmo e celebre cada pequena conquista.
Com essas estratégias, é possível minimizar os efeitos do TDAH e melhorar sua qualidade de vida e produtividade.
Lembre também de ser paciente e empático com suas dificuldades. Tentar fazer tudo irá gerar uma ansiedade e uma desregulação emocional que irá lhe prejudicar.
🧠 Dra. Michelle Ramos
Neurologista
CRM 57971 RQE 43202
📍Av. Raja Gabaglia 2000 - torre 2 - consultório 224 - Bairro Estoril.
📱Telefone: (31)97212-1158
#medicina #médica #neurologista #neurologia #medicosbh #medicina #atendimentohumanizado #cuidadoscompacientes #qualidadedevida #saúde #medicinapreventiva #neurologistasbh #doençasneurologicas #saudecerebral #saudemental# TDAH #MemóriaCurtoPrazo #Neurologia #DraMichelleRamos #OrganizaçãoMental #RotinasEficientes
Comments