top of page
  • Foto do escritorDra. Michelle Ramos

Fibromialgia: conheça as causas, sintomas e tratamentos da doença




Apesar de não ser tão conhecida, a fibromialgia não é uma doença rara. A condição afeta de 2% a 3% da população brasileira, em sua maioria mulheres entre 30 e 55 anos.


Caracterizada principalmente pela dor crônica generalizada, a fibromialgia também está associada a distúrbios do sono, fadiga e alterações cognitivas e psiquiátricas, como a depressão e a ansiedade.


O diagnóstico da fibromialgia é desafiador e deve ser feito por um médico especialista e capacitado, já que a doença não apresenta nenhum marcador clínico ou laboratorial que a defina.


Neste artigo, vou explicar o que é e quais são as causas, sintomas e tratamentos da fibromialgia. Continue a leitura e confira.


O que é a fibromialgia?

De forma literal, fibromialgia significa dor nos tecidos conjuntivos, ou seja, na junção entre os músculos e tendões. Além disso, a doença também afeta as fáscias, sendo chamada de dor miofascial.


Normalmente, as dores estão localizadas nas regiões próximas às articulações. Por isso, por muito tempo os reumatologistas eram responsáveis por investigar a fibromialgia.


No entanto, não se trata de uma doença inflamatória. A desregulação acontece no sistema nervoso e o cérebro de quem tem fibromialgia processa a dor de uma forma mais exagerada.


Por isso, deve ser tratada pelo médico neurologista.


Causas

Existem alguns fatores que podem levar ao aparecimento da fibromialgia.


O fator genético é o primeiro deles. Ou seja, pessoas com histórico de casos na família têm mais predisposição para a doença.


Além disso, quadros de depressão, ansiedade e distúrbio do sono também são observados em pacientes com fibromialgia.


Hoje, sabe-se que a doença também pode ser desencadeada por um estresse pós-traumático - seja por um trauma físico, psicológico ou infecção grave.


No caso de uma lesão, por exemplo, a dor localizada crônica leva ao desequilíbrio neurológico que aumenta a sensibilidade à dor no corpo todo. Dessa forma, tem-se a dor generalizada.


Por fim, a fibromialgia também pode surgir em decorrência de doenças reumáticas, tais como artrite reumatoide, osteoartrose, lúpus eritematoso e espondilite anquilosante.


Sintomas

O principal sintoma da fibromialgia é a dor, que pode surgir depois de um trauma físico ou emocional ou se instalar lentamente.


A dor é persistente e muitas vezes o paciente não sabe dizer se sente dor nos músculos, ossos ou articulações. Resumindo, trata-se de uma dor generalizada.


Além disso, também há alterações no limiar de dor. Um aperto leve no músculo não causa desconforto em uma pessoa sadia, mas o paciente com fibromialgia sente uma dor real.


De forma geral, existem alguns pontos do corpo mais propensos à dor da fibromialgia. Durante a consulta, o médico testa 18 desses pontos e, caso o paciente sinta dor em pelo menos 11 deles, é necessário ficar atento.


Antigamente, apenas os pontos de dor eram suficientes para chegar a um diagnóstico. Atualmente, porém, é preciso analisar um conjunto de sintomas para chegar a uma resposta mais assertiva.


Alguns desses sintomas são:


  • Sono não-reparador;

  • Fadiga (cansaço extremo);

  • Ofuscamento mental ou fibro fog, com dificuldade de concentração e raciocínio;

  • Depressão e ansiedade;

  • Sintomas somáticos, como cólicas abdominais e irritação na bexiga.


Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar exames complementares, que servem para excluir a hipótese de outras doenças.


Tratamento

Uma vez que se trata de uma doença crônica, a fibromialgia não tem cura. Porém, essa não é uma doença progressiva, não causa danos aos órgãos nem é fatal.


O tratamento tem o objetivo de aliviar o sofrimento do paciente - e o principal recurso é a atividade física. Praticar exercícios regularmente ajuda a aumentar o limiar de dor e melhora a qualidade do sono.


Além disso, de acordo com o quadro da doença, também podem ser receitados tratamentos com medicamentos, fisioterapia e psicoterapia.


Neste artigo, falei sobre a fibromialgia, suas causas, sintomas e tratamentos.


Caso note alguma alteração, não deixe de procurar um neurologista. Quanto antes você obter o diagnóstico e o tratamento correto, melhor será a sua qualidade de vida.


7 visualizações0 comentário
bottom of page