De maneira súbita e temporária, a pessoa apresenta uma perda de memória e da orientação temporal ou espacial, se mostrando desorientada e sem saber onde está ou o que está fazendo.
Esta é uma manifestação da amnésia global transitória, um quadro neurológico que geralmente ocorre em pessoas com mais de 50 anos.
Neste artigo, vou explicar o que é a amnésia global transitória e quais são os seus sintomas, além de falar sobre como é feito o diagnóstico.
Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
O que é e quais são os sintomas da amnésia global transitória?
A amnésia global transitória (AGT) é uma condição caracterizada pela perda da capacidade de armazenar novas memórias de eventos ocorridos após a amnésia.
A AGT não está relacionada a outros quadros neurológicos comuns, como epilepsia e acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, as demais funções cerebrais normalmente são preservadas e o paciente permanece com a linguagem, coordenação, fala e força muscular normais.
O principal sintoma da amnésia global transitória é a incapacidade de se lembrar de qualquer evento durante a crise: a pessoa não sabe onde está ou o que está fazendo.
O paciente pode repetir a mesma pergunta ou frase várias vezes, se esquecendo no momento seguinte o que acabou de falar.
Além disso, não há alteração na percepção de si mesmo ou das pessoas que conhece, apenas perda de memória em relação a fatos recentes.
O quadro geralmente dura de 1 a 8 horas, com uma recuperação total de forma lenta e gradual em até 24 horas. Quando o episódio termina, o paciente geralmente não consegue se lembrar do que aconteceu.
Quais são as causas?
Não se sabe a causa da amnésia global transitória.
Alguns especialistas levantam a hipótese de que o quadro pode ser causado por convulsões, enxaquecas, problemas com o fluxo sanguíneo nas veias ou fatores psicológicos.
No entanto, ainda não há indícios suficientes de que essas são as causas da AGT. Na prática clínica, observamos sempre que o paciente vem passando nos últimos dias por grande estresse seja emocional e/ou físico.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da amnésia global transitória é feito com base nos sintomas relatados e sinais identificados pelo médico durante a consulta.
Exames de imagem como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética também podem ser solicitados.
Para ser caracterizado como AGT, a crise deve se enquadrar nos seguintes critérios:
perda de memória, testemunhada por outra pessoa, com duração de algumas horas;
cognição normal;
identidade pessoal e reconhecimento de pessoas inalterado;
ausência de sinais que possam indicar alguma lesão no cérebro, tais como fraqueza em algum membro, fala enrolada, paralisias, dormências ou movimentos involuntários;
ausência de características de crises epilépticas ou antecedentes de traumatismo craniano ou epilepsia recente;
duração máxima de 24 horas.
Uma vez que se trata de uma condição que se resolve espontaneamente, não há um tratamento específico.
No entanto, é necessário que o médico neurologista analise os exames complementares para descartar a possibilidade de algo mais grave, como um AVC ou ataque epilético.
Neste artigo, falei sobre o que é a amnésia global transitória, quais são os sintomas, causas e diagnóstico.
Ao notar qualquer sinal ou sintoma neurológico, não deixe de procurar um médico especialista, para obter o diagnóstico e o tratamento adequados.
Comments